A Alemanha não estava no nosso roteiro, mas com a ilustre presença dos amigos Davi e Izabella, criamos juntos um roteirinho massa pelo país. E foi show de bola! Tudo de carro, na carona com eles:)))

DE 7 A 14 DE SETEMBRO/2015

Primeiro fomos conhecer o Ninho da Águia – Kehlsteinhaus, a “Casa de Chá” que foi oferecida como presente ao Hitler pelo líder nazista do terceiro império Alemão, Martin Bormann. Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados na Alemanha.

Clique aqui e acesse o site oficial do Ninho da Águia para ver as datas e horários de funcionamento.

2015-09-08 10.45.29

COMO CHEGAR AO NINHO DA ÁGUIA

Pra começo de conversa, ele fica na cidadezinha chamada Berchtesgaden, nos Alpes da Baviera, a 1834m de altitude. A gente estava de carro, então tudo ficou mais fácil, né? Na verdade, foi um passeio que fizemos durante a nossa passagem por Salzburgo, que fica a apenas 25Km do Ninho da Águia. São uns 25 minutos até lá.2015-09-15 21.54.17 O detalhe é que NÃO É POSSÍVEL subir de carro para chegar perto do Ninho da Águia. Pra lá só sobem os ônibus da empresa que faz o passeio. Então, basta chegar ao estacionamento e deixar o carro lá. Depois é só ir até o caixa e comprar o transfer de ida e volta para o topo da montanha.

2015-09-08 10.41.16Preço do estacionamento: 3 (tarifa única, aberto somente até 17h).

2015-09-08 10.49.12Preço do ônibus ida+volta até o Ninho da Águia: 16,10€ por pessoa. O trajeto é pela estradinha cheia de curvas na montanha. Mas é bem rapidinho, uns 10 minutos apenas. Ah, assim que chegar no topo é preciso já reservar o horário da volta. Marcamos a nossa volta para pegar o ônibus após 3 horas depois da nossa chegada. Assim deu para fazer tudo com calma e almoçar no restaurante do Ninho.

Vista de dentro do ônibus.

Vista de dentro do ônibus.

O túnel e o elevador (banhado a ouro), por si só, são uma especial obra da engenharia alemã. Em poucos segundos é possível chegar ao topo da montanha e apreciar e belíssima vista de lá. Quando chegamos havia muitas nuvens. Mas depois de um tempo deu para ver as cidadezinhas lá embaixo. E ainda tava aquele friozinho bom. :)))2015-09-08 13.50.32Após almoçarmos e pegarmos o ônibus de volta, resolvemos conhecer o Lago Königssee. Esse bem aí da foto acima. Foi muito bacana ter ido até lá. Bonitão de perto.

Para a felicidade geral dos casais havia um lugar escondidinho que descobrimos onde alugavam um barquinho a remo. Foi divertidaço! E por apenas 10/hora (preço do barco, já para 4 pessoas). Tá certo que eu e Davi remamos até morrer e criar bolhas nas mãos, mas foi bacana demais e bem engraçado. O outro passeio, de barco fechado, é bem mais caro (16 por pessoa). E nem é tão divertido como no barquinho a remo. Sem contar o lugar que é feinho que dói, né? :)))2015-09-15 21.56.342015-09-08 17.43.46

CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN

Essa atração é a mais visitada da Alemanha e para pronunciar é uma beleza só. :))) O nome significa “novo cisne de pedra” em alemão, e foi batizado pelo famoso Rei da Bavária, Ludwig II, que adorava cisnes. Além disso, esse é o castelo que inspirou Walt Disney para a criação do Castelo da Cinderela.

Ele fica localizado na pequena cidade de Hohenschwangau. Pra chegar lá saímos de carro de Wattens, na Áustria (Museu Swarovski), e após 1h40min de viagem, chegamos ao nosso hotel, bem pertinho do Castelo. A nossa varanda tinha vista para ele.

2015-09-12 10.23.02Ficamos no modesto Hotel Garni Schlossblick. Para uma noite foi bem tranquilo, mas ele é daqueles mais antigões, com piso em madeira que parece que vai quebrar, sem ar-condicionado e sem TV. Pelo menos o café da manhã é muito bom. Ah, estacionamento é grátis e o hotel fica bem ao lado do ponto de ônibus que leva ao Castelo. 2015-09-24 07.07.03Para visitar o Castelo de Neuschwanstein, é bom fazer a reserva do ingresso com antecedência pela internet aqui no site oficial ou chegar cedo para comprar na bilheteria que fica ao lado dos hotéis ali do vilarejo. Ficava a 200 metros do nosso hotel. A gente comprou no mesmo dia, mas chegamos de manhã e só conseguimos horário para entrar à tarde. As visitas são guiadas e muitíssimo organizadas. É proibido fotografar e filmar dentro do castelo. 2015-09-24 07.08.48Optamos apenas em visitar o Castelo de Neuschwanstein. Mas também é vendido o ingresso para conhecer o Castelo de Hohenschwangau e o Museu dos Reis da Bavária. É possível comprar o ingresso que vale para as 3 atrações ou comprar separadamente. Clique aqui para saber mais. Preço apenas para o Neuschwanstein: 12.

2015-09-14 15.30.57Ah, e para chegar ao Castelo você pode subir tudo andando uns 40 minutos ladeira acima, pagar para ir de charrete ou pegar um ônibus local azul que sobe a montanha. Pegamos o ônibus que leva apenas 7 minutos para subir. Preço ida+volta: 2,75 por pessoa. Vale a pena salientar que o ônibus não deixa na porta do Castelo. Ainda é preciso caminhar 10 minutos até ele, com trechos de descida e subida. Quando passamos por lá, infelizmente o melhor ponto para tirar fotos estava fechado para obras. É a Ponte da Rainha Maria (Marien Brücke).

Locomodica: dê um pulo no centro da cidadezinha de Schwangau para conhecer os restaurantes. Indicamos a Pizzaria Da Pietro. E, se ainda tiver um tempinho de sobra, pegue o teleférico para conhecer o Monte Tegelberg. Fica bem pertinho.

MUNIQUE: NOSSA ÚLTIMA PARADA NA ALEMANHA E DESPEDIDA DOS AMIGOS.

Para finalizar nosso “giro alemão”, chegamos em Munique, que fica a 1h40 de Hohenschwangau. O mais legal é passar de carro pelas cidadezinhas alemãs, uma mais bacaninha que a outra.

Como os hotéis do centro de Munique estavam caríssimos acabamos fechando um Albergue da Juventude em Dachau, a 15Km de Munique. É o Internationales Jugendgästehaus Dachau. Na verdade o Davi não tinha percebido que era um albergue até chegarmos lá. kkkkkkkk

https://media.holidaycheck.com/data/urlaubsbilder/mittel/41/1163596121.jpgJá na entrada vimos dezenas de garotos que estavam ali no albergue trancados para um campeonato de videogame. O Davi foi até confundido com um craque do país hahahahaha. O albergue tinha uma baita estrutura legal. Só a internet, que pegava apenas no hall, era o chato pra gente. O café da manhã, incluso na diária, era excelente. Ah, dentro do albergue não é permitido fumar ou beber. Quando ficamos lá havia uma bela exposição em homenagem às vítimas do nazismo que viveram no Campo de Concentração de Dachau.

http://aff.bstatic.com/images/hotel/max500/129/12901806.jpgFoi uma experiência divertida e só ficamos lá porque estávamos de carro. Numa próxima escolheríamos outro. Até porque tivemos que pagar a mais no próprio check-in: uma cobrança extra para nos associarmos à rede dos Albergues da Juventude e outra para alugarmos as toalhas hehehehe. No final das contas ficou quase o valor da diária em um Ibis, por exemplo. Mesmo assim foi legal porque rendeu boas histórias pra gente contar.

Uma delas foi caminhar numa escuridão até o final da rua para acharmos o restaurante indicado pela recepcionista. Zero de luz na rua, breu total . Andamos com as lanternas dos nossos celulares e até sapo morto na estradinha tinha :))) A Luísa quase me matou nesse dia kkkkkkkkk. Em compensação o restaurante parecia coisa de filme. Eram gregos, servindo comida mexicana, para brasileiros, na Alemanha. Tinha tudo para dar errado. Mas era ESPETACULAR o restaurante. Incrível mesmo, no meio do nada um baita restaurante bacana. É o La Bodega Dachau!

O QUE VISITAMOS EM MUNIQUE

2015-09-13 17.06.19-1Foram apenas 2 noites lá, mas ainda deu tempo de conhecer alguma coisa:

Campo de Concentração de Dachau: foi o primeiro construído por Hitler, antes mesmo da Segunda Guerra começar. Foi inaugurado em 1933 em uma antiga fábrica de pólvora da cidade de Dachau. Muito do que vimos foi reconstruído para visitação. Há um enorme museu e também monumentos artísticos criados em homenagem às vítimas do nazismo. O campo de Dachau serviu de modelo para a construção de vários outros campos de concentração. É claro que é bem forte a emoção sentida no lugar. Mas como eles mesmos dizem: é importante que as pessoas vejam tudo para que isso nunca mais volte a acontecer.2015-09-24 07.11.342015-09-13 10.24.06

2015-09-13 10.21.13A visita é GRATUITA e há audioguia em PORTUGUÊS para alugar por 3,50. Vale a pena alugar para ouvir as histórias. E para quem vai de carro o estacionamento custa 3€.

Allianz Arena: é o estádio de futebol do Bayern de Munique. O tour pelo estádio é guiado e também há o museu do clube, que fica em área separada. Ou seja, é possível fazer apenas o tour pelo estádio, somente entrar no museu, ou as duas coisas. Compramos apenas o tour pelo estádio porque tava mais baratinho, 10. :))) 2015-09-13 15.02.13

Detalhe do "bronzeamento artifical" que precisam fazer. Isso é porque o gramado quase não pega sol de verdade.

Detalhe do “bronzeamento artifical” que precisam fazer. Isso é porque o gramado quase não pega sol de verdade.

Dá para comprar o ingresso na hora, mas corre o risco de ter que aguardar um bom tempo pelo tour, pois eles têm horário marcado. A gente comprou pela internet mesmo e apenas apresentamos os ingressos pelo celular lá na hora. Tranquilo. O tour dura 1 hora e só há horários em alemão ou inglês. Para comprar online o Allianz Arena Tour ou saber mais informações, clique aqui.

BMW Welt: a loja/concessionária-conceito da BMW, que é aberta ao público. Só carrão exposto, tem restaurante, dá pra comprar uma lembrancinha e tirar algumas fotos em motos do showroom. Como não aceitavam tíquete-restaurante, deixei pra comprar esses carrinhos numa próxima :)))2015-09-13 16.22.132015-09-13 16.41.152015-09-13 16.13.152015-09-13 16.13.01E como a alta do dólar/euro não está nos deixando tranquilos, pegamos o voo mais barato que encontramos. Saímos de Munique e fomos passar 1 noite apenas em Milão. :))) Aproveitamos para dar um pulo na incrível EXPO 2015, a exposição mundial que acontece até o fim de outubro na cidade. Escolhemos Milão porque ficava mais perto de Genebra na Suíça, onde mora o meu tio Pedro Storni, que nos acolheu por alguns dias  em sua casa:)))

No próximos post, a gente fala então da curta passagem por Milão e dos surpreendentes dias na Suíça. Grande abraço e até já, amigos!