Esse post é para dar a dica de como sair do Marrocos e ir para a Espanha.

2015-06-28 13.25.02Pois é, depois de duas noites em Fés, a gente pegou um trem (viagem de 5h04 que passa rapidinho) e fomos para Tânger, no extremo norte do Marrocos. Para passar rápido é só abrir o computador e ver um bom filme como a gente fez… E demos a sorte de pegar o trem vazio. Fomos só nós dois na cabine. Aí é show, né?

Tânger é uma cidade bem pequena e toda em construção. Fica a apenas 14km de distância (em linha reta) da Península Ibérica. E é de lá que o Ferry Boat parte para a Espanha.

Chegamos na cidade no fim da tarde. E no desembarque, ainda na estação de trem, é aquela disputa maluca de taxistas. É bom segurar bem as malas porque eles saem puxando mesmo para você ir no táxi deles.

2015-07-06 12.39.26Entramos num Mercedão da década de 50 e lá fomos nós! Sempre lembrando que o preço da corrida deve ser combinado ANTES de entrar no carro. Negociamos 40 dirhams (cerca de 4 euros) até o nosso hotel Ramada Encore, que fica próximo ao porto TÂNGER VILLE, de onde sairíamos no dia seguinte. Ah, em Tânger há 2 portos: Tânger Ville e Tânger Med. Os dois oferecem saídas para a Espanha, mas para cidades diferentes. E o porto Tânger Med é mais distante da cidade. Então é bom ficar ligado nisso! O trecho para a cidade espanhola de TARIFA só sai de Tânger Ville. Esse era o trecho do nosso roteiro. De Tânger Med sai o Ferry Boat para Algeciras e Gibraltar.

Como chegamos mais tarde em Tânger, apenas deixamos as malas no hotel e saímos para procurar algum lugar aberto para comer. Tudo fechado por conta do Ramadã, já que era o exato horário da refeição dos muçulmanos com suas famílias e amigos. Mas sempre há um KFC aberto. :))))))

2015-06-30 20.00.10E foi lá que comemos um sandubão e voltamos ao Ramada Encore Hotel. Aliás, um ótimo hotel. Considerado 3 estrelas, mas é bem novinho e o café da manhã é excelente. Dá banho em muito 3* por aí. Diária com precinho bem camarada: R$ 165,00 para 2 pessoas, com café incluso.

Dormimos e no dia seguinte acordamos cedo para chegar ao porto Tânger Ville às 9h da manhã. Pegamos um táxi (20 dirhams – 2 euros) e em 5 minutos chegamos ao porto. Rapidão!

2015-07-06 12.41.31O Ferry Boat funciona assim:

  • Há, se não me engano, 2 empresas que fazem o transfer de Ferry Boat entre o Marrocos e a Espanha.
  • A gente comprou com a FRS, tudo pela internet. Valor por pessoa: 36 euros.
  • Basta entrar no site, efetuar o pagamento e imprimir o e-mail que eles enviam.
  • Eles pedem para chegar 45 minutos antes para evitar atrasos, mas é tudo muito tranquilo. Se estiver de carro, procure chegar mais cedo.
  • Chegando ao porto, basta ir até a cabine grande da empresa FRS e apresentar a reserva.
  • ATENÇÃO: além do código da reserva, eles pedem também o passaporte e o cartão de crédito de quem comprou. É claro que você também pode comprar ali na hora mesmo o seu bilhete. Mas como nunca sabemos se o Ferry Boat estará lotado no dia, é bom já efetuar a compra pela internet.
  • Eles entregam os bilhetes e também os formulários que devem ser preenchidos e entregues na cabine de imigração para eles registrarem a saída do Marrocos.
  • Aí basta subir a rampa e passar pela cabine de imigração e logo em seguida se dirigir para o Portão de Embarque.
  • Fique atento se estiver com malas grandes, pois há escadas para descer com elas.
  • Mostre o bilhete ao fiscal antes de entrar no suba ao “navio”.
  • Caso tenha malas grandes, não faça como eu, que subiu todas as escadas com elas. Basta seguir a rampinha dos carros e chegará à sala dos assentos.
  • Não há assento marcado. É tudo bem espaçoso, com banheiros e lanchonete dentro. Não se preocupe.
  • Depois de uns 50 minutos chegamos à Tarifa.

Foi só passar pela imigração e bienvenido a Espanha!