Olá, queridos passageiros!

Após alguns dias sem internet, voltamos com tudo. A ideia é queimar muita lenha agora para atualizarmos a linha do tempo de acordo com a cidade que estivermos. E logo logo vocês poderão saber onde estamos em tempo real :)))))

Depois de alguns dias em Sevilha e Córdoba, partimos para Granada, mais uma das cidades da Andaluzia. Ficamos apenas 2 noites, mas gostaríamos de ter ficado muito mais. Fomos de trem RENFE a partir da estação Sevilha Santa Justa e o tempo total da viagem foi de 3h10.

DETALHE IMPORTANTE: desde 7 de abril a estação de trens de Granada está em obras. A previsão é que terminem em meados de Agosto. Enquanto isso, a RENFE tem feito parte dos trajetos (de/para) Granada em ônibus. A gente saíu de Sevilha e desceu na estação ANTEQUERA SANTA-ANA. De lá entramos no ônibus da empresa até Granada. Não se preocupe, é tudo muito organizado. Funcionários da empresa RENFE indicam qual o ônibus deve ser pego. E o valor já está incluso, é claro. É apenas uma “baldeação” enquanto estão em obras. De Sevilha até Antequera Santa-Ana a viagem de TREM durou 1h50. E a segunda parte da viagem, em ÔNIBUS de Antequera Santa-Ana até Granada, mais 1h20 aproximadamente.

Granada tem uma cara jovem, por conta dos vários estudantes universitários. Uma cidade pequenina, super aconchegante e a ideia de ir até lá foi para conhecer a Alhambra, ponto turístico mais visitado da Espanha.

GranadaA Alhambra é uma imensa fortaleza construída em Granada, após a sua ocupação pelos Mouros. Na verdade ela é uma importante atração turística e que reúne arquitetura islâmica, cristã e lindos jardins em volta do grandioso palácio. Era a Medina (cidade muralhada) de Granada.

Ela é muito mais do que isso, lógico. Então, para saber mais sobre a Alhambra, é só clicar aqui. 

Granada2Pelo que percebi, o que atrai muita gente até lá são os traços islâmicos presentes no Palácio Nazaríes. Mas como a gente tinha acabado de conhecer várias obras e palácios no Marrocos, confesso que a Alhambra não me encantou tanto não. Mas valeu a pena mesmo assim :)))

COMO COMPRAR O BILHETE DA ALHAMBRA

Para visitar a Alhambra é obrigatório comprar a entrada com antecedência. Isso porque há um número determinado de visitantes por dia e por horário. E ESGOTA RÁPIDO. Mas é mais simples do que parece.

1. As vendas são feitas pelo site Ticketmaster. Clique aqui para comprar seus bilhetes com antecedência.

2. Você deve selecionar o dia e horário que vai visitar (manhã ou tarde).

3. Logo depois você deve selecionar o horário de entrada do Palácio Nazaríes (horários de 30 em 30 minutos). A dica é chegar bem antes para conhecer os jardins e toda a fortaleza. E deixar para o final o Palácio Nazaríes. E fique ligado, pois o Palácio Nazaríes fica a uns 15 minutos de caminhada da entrada da Alhambra. Você só poderá entrar no Palácio quando chegar o seu horário, já marcado no seu ticket. Pois é, nem adianta tentar entrar antes.

4. Após efetuar a compra no site, basta retirar seus bilhetes nas máquinas eletrônicas na entrada da Alhambra.

5. VALOR DA ENTRADA: 15,40 euros.

2015-07-06 17.07.09Aqui vale a dica: fica uma grande fila na entrada, mas as máquinas de retirada dos tickets ficam lá no fundão, sem fila alguma. BASTA INSERIR NA MÁQUINA O CARTÃO DE CRÉDITO QUE FOI USADO PARA COMPRAR PELO SITE E OS BILHETES SAEM EM SEGUIDA. Então, lembre-se de levar o cartão de crédito que usou para efetuar o pagamento no site do Ticketmaster.2015-07-06 17.05.39

Além de visitar a Alhambra, adoramos visitar os restaurantes de Granada. E como aqui estamos no verão, tudo fica mais animado!

Os melhores de Granada, na nossa opinião:

2015-07-08 18.07.18BODEGAS CASTAÑEDA: uma típica bodega espanhola, com várias tapas deliciosas e bem servidas. A um precinho bem camarada. Peça no próprio balcão ou deguste as tapas em pé, junto aos grandes barris do bar. Vale lembrar que quando você pede uma bebida alcoólica, a tapa é GRÁTIS. O jamón com queijo manchego e os croquetes caseiros são sensacionais! Endereço: Calle de Almireceros, 1. Telefone:+34 958 21 54 64.

SORVETERIA LOS ITALIANOS: sorvetes maravilhosos e você paga pelo tamanho da casquinha. Ou seja, pode escolher até 4 bolas de sorvete que sai pelo mesmo preço de uma. :))))) Endereço: Calle Gran Vía de Colón, 4. Telefone:+34 958 22 40 34.

E ainda sobrou um tempinho para ver um ótimo espetáculo de FLAMENCO. Fomos às Cuevas do bairro Sacromonte. Mais especificamente, compramos pela internet o show da Zambra de La Maria Castanera. Curtimos muito esse lugar! Achamos mais tradicional e foi bem legal. Preço do show + bebida (vinho de verão): 22 euros. Se quiser você também pode incluir o transfer de ida e volta para o hotel. Aí o valor sobe para 28 euros por pessoa. Eu e Luísa fomos de microônibus da cidade mesmo, que deixa bem na porta por 1,20 euro por pessoa. E voltamos a pé, numa caminhada tranquila de uns 15 minutos até o hotel. A ida é só subida, por isso é melhor não ir a pé, ok? Ah, e não tem mais ônibus depois das 22h. Então, volte a pé mesmo ou de táxi, caso não tenha comprado o ingresso com direito ao transfer.

Granada3Você pode fazer a aqui reserva pelo próprio site deles ou comprar pelo site www.flamencotickets.com.

HOSPEDAGEM

2015-07-08 17.59.11Ficamos num hotel bem legal e que tava num ótimo preço promocional, o PORTAGO URBAN HOTEL. Muito bem localizado e staff super atencioso.2015-07-06 22.47.24 Quarto pequeno mas bem agradável, com bom chuveiro e ar-condicionado. A decoração do hotel é bem bacana também. Bem na frente dele é possível tomar um ótimo café da manhã, pois no hotel é muito fraco e caro, segundo a própria funcionária da recepção :))))) Ah, e bem na porta do hotel há o ponto de microônibus que faz o trajeto para a Alhambra. Perfeito e indicadaço por nós! 

Adoramos Granada e certamente voltaremos um dia a ela.

Próxima parada da Locomotiva: Madri. E lá vamos nós!