Essa é uma das primeiras perguntas que fazem pra gente quando ficam sabendo que passaremos 1 ano viajando. Bem, esse assunto é sempre delicado. Isso porque tudo depende de tudo. Eu explico. É que vai muito do gosto pessoal o valor a ser investido.

Se vai ser uma viagem mais econômica ou não, se você está disposto a dormir nem sempre em uma cama, se quer experimentar sabores de restaurantes de renome, se os passeios incluem shows e até mesmo se vai passar mais tempo, por exemplo, na Europa (mais caro) ou no Sudeste Asiático (mais barato). Pois é, essa parte é muito “ao gosto do freguês”.

Como estamos indo “de casal” e a ideia não é bem aquele mochilão tradicional, podemos dizer que a nossa Volta o Mundo será num esquema mediano. Ora apertaremos o cinto para economizar, ora iremos a restaurantes bacanas ou nos hospedaremos em hotéis legais. O importante é controlar muito bem a grana, colocando no papel um planejamento antecipado para fazer o dinheiro render.

Alguns sites de referência já citados trazem uma média de gastos por cidade ou país. É importante ter isso em mente. Um site bem bacana que também indica as médias dos custos pelo mundo é o www.quantocustaviajar.com. Dá pra ter uma boa noção nesse site sobre quanto custa cada dia de viagem.

Mas não dava pra gente sair sem um norte mínimo de grana. Então a nossa ideia é fazer 1 ano de viagem bem legal com algo entre R$250,00 a R$300 por dia (para o casal). Já incluindo tudão: passagens, hospedagem, alimentação, passeios, atrações turísticas.

Com um controle certinho, acreditamos ser possível. E temos uma certa reserva de tranquilidade. É muito dinheiro? Será que dá mesmo? Não dá para viajar com menos? Sim, sim e sim. Só lembrando que essa é a nossa viagem, de acordo com o roteiro de lugares que sonhamos em conhecer, das aventuras que queremos viver, dos novos sabores que queremos degustar. No decorrer da viagem, falaremos mais sobre esses custos, de forma mais real.

Então, encontre o seu estilo para viajar pelo mundo e vá em frente!