Os vistos são um capítulo à parte. Isso porque cada país requer um pedido especial. Dos países que vamos conhecer, vários não dependeremos de visto, alguns deles têm observações específicas para tirar o visto antecipadamente e outros podemos tirar o visto na própria chegada ao país.

No site do Itamaraty é possível verificar quais os países que exigem vistos para brasileiros e as informações para solicitá-los.

www.portalconsular.mre.gov.br

Para realizar o nosso roteiro, temos ou tivemos que solicitar os vistos abaixo destacados. Para os demais países do nosso roteiro, brasileiros não necessitam do visto de entrada. Ufa!

 

Emirados Árabes (Dubai e Abu Dhabi)

Há algumas formas de tirar esse visto, por meio de sponsors (patrocinadores que garantem a sua presença no país), seja com companhias aéreas, com hotéis, agências de turismo em Dubai ou parentes e amigos que morem na cidade. Escolhemos o modo mais simples e rápido para a gente, via Emirates. Isso porque seria o modo mais fácil, já que compramos as passagens de chegada e saída de Dubai com eles. É possível solicitar o visto diretamente no site da Emirates, em gerenciamento de reservas.

Saiba mais aqui

 

Índia

O visto pode ser tirado presencialmente ou até mesmo pela internet.

http://indianembassy.org.br/embaixada/servicos-de-visto/vistos/

Embaixada da Índia em Brasília

Endereço: SES 805 Lote 24, Brasília-DF
Telefone: +55 (61) 3248-4006 / +55 (61) 3248-5145
Email: executive@indianembassy.org.br

 

 

Japão

É tranquilo para solicitar, mas para a gente acabou tornando-se o mais complicadinho, porque só pode ser emitido no Brasil e tem prazo de validade bem curto, contado a partir da emissão. O visto de 1 entrada só tem 3 meses de validade após emitido. No nosso caso, como não seria um dos primeiros destinos, tivemos que tirar o visto de 2 entradas que vale 6 meses após a emissão. O detalhe é que para isso, tivemos que comprovar a entrada e saída do Japão 2 vezes, por meio de passagens aéreas e hotéis que certificassem essas duas entradas. Resumindo: para conseguir o visto, teremos que ir duas vezes ao Japão antes do vencimento do prazo de entrada estipulado: 6 meses.

Embaixada do Japão em Brasília

http://www.br.emb-japan.go.jp/visto.html

Endereço: SES 811 s/n lt 39, Brasília-DF

Telefone: +55 (61) 3442-4200/3442-4247
E-mail:
consular.japao@bs.mofa.go.jp

 

 

China

O visto para a China também tem um curto prazo de validade, logo após a emissão. Mas é possível solicitar o visto fora do Brasil, durante a viagem. Nós vamos tirar esse visto em Hong Kong, em um escritório local para isso. Faremos isso porque o visto só tem validade de 3 meses após emitido e não chegaremos a tempo, caso o pedido fosse feito na embaixada em Brasília. E diferentemente do Japão, a China não concede visto de múltiplas entradas se você nunca tiver ido lá antes. Mas é super tranquilo tirar o visto fora. Lembrando que para Hong Kong ou Macau brasileiros não precisam de visto para entrar.

Embaixada da China em Brasília

http://br.china-embassy.org/por/lqfw/

SES-Av. das Nações,Quadra 813, Lote 51, Brasília-DF

Telefone: +55 (61) 2195-8200

 

 

Vietnã, Laos, Camboja e Indonésia

     

Para todos estes países, o visto pode ser tirado “ON ARRIVAL”. Ou seja, na chegada ao país, pagando por ele dentro do próprio aeroporto, na área de imigração. Para tirar dúvidas e conferir os documentos necessários para entregar na hora, acesse os sites das embaixadas. Não há embaixadas do Laos e Camboja no Brasil. Caso necessário, procure a embaixada do Brasil na Tailândia.

 

Embaixada do Vietnã

http://www.vietnamembassy-brazil.org/pt/

SHIS QI 09 Conjunto 10 Casa 01 – Lago Sul, Brasília-DF

Telefone: +55 (61) 3364-587

 

Embaixada da Indonésia

http://www.embaixadadaindonesia.org/

SES Avenida das Nações Quadra 805, Lote 20, Brasília-DF

Telefone: + 55 (61) 3443-1788 ou 3443-8800

 

 

Austrália

O visto da Austrália é bem fácil de tirar. Na verdade é meio chato porque tem que preencher um longo formulário em inglês. Mas o lado bom é que pode ser feito diretamente pela internet, nem precisa ir à Embaixada. Assim que aprovado, você recebe um e-mail com o visto concedido. Basta imprimir para levá-lo na viagem e apresentá-lo ao controle de imigração australiana no aeroporto, juntamente com o seu passaporte válido por, no mínimo, 6 meses.

Embaixada da Austrália em Brasília

http://www.brazil.embassy.gov.au/brasportuguese/Visas_and_Migration.html

SES Quadra 801, Conjunto K, Lote 7, Brasília-DF

Telefone: + 55 (61) 3226-3111

 

Cuba

Aproveitando mais uma vez que moramos em Brasília, o processo para tirar visto para Cuba é bem simples indo pessoalmente à embaixada. Basta preencher um formulário de solicitação, levar os documentos e pagar a taxa. O visto é concedido na mesma hora. Há também a opção de fazer pelos Correios ou agências de turismo credenciadas pelo governo cubano.

 

Embaixada de Cuba em Brasília

SHIS – QI 05, Conj. 18, Casa 01, Brasília-DF

Telefone: + 55 (61) 3248-4710/4215

E-mail: consulcubabsb@uol.com.br

Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 10 às 13h.

Banco do Brasil, Agencia 1606-3, Conta 301.014-7